Cem anos de glórias



Clube AMADOR, nascido em 13/06/1913, que portanto, em junho próximo completará 100 anos de história. Ao que parece, feito que menos de 25 clubes AMADORES atingiram.

O Piracaia F. C. (PFC) é o mais antigo da região, totalmente regularizado, sem dívidas e que em todos esses anos tem conseguido se manter graças ao empenho apaixonado de seus Diretores, jogadores e torcedores, mantendo seu compromisso de oferecer esporte, cidadania e convivio social à todas as gerações

Vale dizer que possui estádio próprio e sem ajuda do BNDS.

Para comemorar seu "pré-centenário" e não apenas com futebol, o PFC programou e realizou no ano passado (2012) uma intensa série de atividadades com a finalidade de chamar a atenção da cidade, visitantes e mídia em geral: 

- Jan/12 = Lançamento do Calendário Histórico Fotográfico do clube.

Pelo ineditismo desta idéia, a repercussão foi tamanha que extrapolou os limites da nossa cidade e o MEMOFUT convidou o PFC para Palestra no Museu do Futebol, sala Jorn. Armando Nogueira, no Pacaembu, em SP, ocorrida em 05/05/2012.

Diretores (Baizinho, Tuco, JR e Luciano), torcedores (Biula e sua neta), ex-jogadores de 1948 (Clóvinho Bueno) e nossa então prefeita Fabiane Santiago estiveram presentes.

 - Fev/12 = Muro da Fama.

Durante almoço beneficente, cerca de 200 pessoas assistiram a homenagem do PFC a 3 de seus ex-atletas remanescentes do grande time de 1948. Eles colocaram suas marcas na placa de cimento.  

- Mar/12 = Equipes infantis do Piracaia F. C. x S. E. Palmeiras.

Ingressos: R$1,00 para o clube e 1 kg de alimento para as entidades.

 - Abr/12 = Lançamento do Site do Piracaia F. C

 - Mai/12 = I Volta Ciclística do PFC.

As famílias puderam realizar um tour pela cidade, amparadas por carro de som, viaturas da polícia rodoviária, guarda municipal e muitos voluntários. Ao final, no Estádio do PFC houve sorteio de prêmios aos ciclistas. Uma grande festa!

 - Jun/13 = Inaugurado o RELÓGIO REGRESSIVO para o "100tenário do PFC".

Com a presença de autoridades, torcedores, jogadores e jornalistas foi inaugurado o marco do Centenário - TOTEM localizado na principal entrada da nossa cidade, o qual chama a atenção de todos os transeuntes pois conta com grande Display Digital.

 - Quatro patrocinadores fixos e mensais por 1,5 ano de contrato.  


                                               Hakuo
Supermercados;
                                        VF Empreendimentos Imobiliários
                                                         VSI Seguros
                                            Cerâmica Moraes e Moraes

Graças a visibilidade oferecida pelos 100 anos, pelo Calendário e pelo Relógio, o clube conseguiu 4 inéditos contratos de PATROCÍNIO por 1,5 ano os quais possibilitam a esta Diretoria trabalhar em suas categorias infantis (de 5 a 16 anos) com tranqüilidade e oferecendo materiais a nossa Comissão de BASE.

 - Set/12 = II Jogos da PAZ do PFC.

Crianças uniformizadas com seus times de coração adentram ao gramado de mãos dadas aos jogadores do Piracaia F. C. e de seu oponente famoso. Pratica-se assim junto às crianças e adultos o respeito ao direito de opção dos outros, EM PAZ.

O ingresso para adultos foi R$1,00 + 1 kg de alimento. No I jogo da Paz o Piracaia F.C arrecadou 1910 kg de alimentos que foram distribuidos as Entidades locais. No ano passado, mais 620 kg de Arroz além de aproximadamente 200 kg de outros

 -Dez/12 = I Natal do PFC.

Mais de 4000 pessoas presentes, mais de 2000 presentes distribuidos a TODAS AS CRIANÇAS de até 12 anos. Alimentaçáo (6.000 cachorros-quentes), refrigerantes e água para TODOS (adultos e crianças) oferecidos de graça.
Ao final, vindo de helicóptero, sobrevoou e pouso no Estádio do PFC o PAPAI NOEL.
Foi um SHOW de solidariedade e alegria, com a ajuda de quase 100 voluntários.


Neste ano de Centenário (2013) o PFC realizará praticamente a mesma programação dos eventos acima (de 2012), com o acréscimo do lançamento do LIVRO do Centenário do PFC (já sendo escrito) e possivelmente em setembro, a realização do BAILE DO CENTENÁRIO.

 O clube apresenta uma história repleta, alegrias, glórias e fatos marcantes. 

Entre eles a equipe de 1948, considerado o melhor time do Piracaia de todos os tempos, campeão paulista do Setor 7 da Federação Paulista de Futebol, quando tornou-se conhecido como “O Fantasma da Bragantina”.

Outras que devem ser citadas: visita do goleiro Félix (seleção de 70), visitas e grandes jogos contra equipes profissionais.

E também, palco de talentosos jogadores. Para provar isto, temos um dos momentos mais marcantes talvez tenha sido a visita de Valdemar de Brito – homem que descobriu o talento de Pelé – ao clube e que apresentou ao mesmo Santos F. C. o nosso jogador TILICO, que tornou-se assim, jogador profissional. 

Toda essa festa vem coroar um clube que ao longo de sua história teve uma trajetória de muitas alegrias e momentos de glória, como por exemplo, a visita do goleiro Félix, astro da seleção tri-campeã de 70 e a visita de clubes consagrados como Corinthians, Palmeiras e São Paulo – que trouxe à Piracaia suas grandes conquistas como as taças de campeão Brasileiro e a taça de Campeão da Libertadores da América e enfrentou o time local, em tarde de casa cheia no estádio... Além disso, o clube teve jogadores de destaque como Oscarzinho, Mazzini, Zinho Moreira, Getúlio, Netinho Guimaráes, Jair Léo, Edéton e Cavassa, Marcelinho (que jogou no infantil e hoje atua na Finlândia) e Marcos Pidonho – que após duas partidas memoráveis foi contratado pelo Palmeiras, clube da capital, Sandrini Badari, etc. Marcelinho é conhecido na Finlândia como Piracaia, nome que estampa nas costas. João Gabriel Gaetti, filho de Leda Filogônio e Wladimir também atua por lá e é mais uma cria do Piracaia F. C. Mas um dos momentos mais marcantes talvez tenha sido a visita de Valdemar de Brito – homem que descobriu o talento de Pelé – ao clube e que apresentou ao mesmo Santos F. C. o nosso jogador TILICO, que tornou-se assim, jogador profissional.

 O Piracaia F. C. oferece atividades esportivas desde as crianças até a esportistas da 3ª idade.

Hoje o clube conta com as seguintes categorias (todas treinadas e comandadas por VOLUNTÁRIOS):

 Categorias de BASE

 "Menina dos olhos do clube" conta com 179 crianças de 5 a 16 anos treinam todos os sábados de manhã. 

O Prof. Aléx conta com o inestimável apoio dos professores Mancini, Pontes e Vandinho e do preparador físico Alan, recém-contratado. Contam ainda com o apoio extra do Dir. Maurício Torneiro.

Categoria AMADOR:

Após muitos anos sem esta categoria em seus quadros, esta Diretoria esforçou-se para reativar o TIME que é o principal representante do clube. Está de volta o horário NOBRE do esporte em nossa cidade, ou seja: aos domingos e às 16 h, no estádio centenário, AGRIPINO HERDADE.

O Prof. Alan (técnico e preparador físico) dá seqüência ao trabalho iniciado em 2012 pelos eu pai Guliado.

Em 2013, nessa categoria teremos 2 equipes: Aspirantes e Esporte.

 MASTER'S:

 Trata-se do campeonato de maior sucesso de nossa cidade e com 21 anos de tradição. Contando atualmente com 9 equipes, todos os domingos jogadores dos mais variados níveis e idades (25 a 70 anos) disputam este o troféu de campeonato.

A Comissáo de Master é formada há vários anos por Luiz Cláudio, Haroldinho, Lalá, Tiãozinho Sabesp, Alvinho e Aldo organizam os 2 campeonatos anuais. Ou seja, o Piracaia F. C. oferece atividades esportivas até a 3ª idade e nela, avós podem ter o prazer de atuar ao lado de seus filhos e até netos.

Essa categoria ganhou agora mais uma Comissão Voluntária que arrecadará fundos para os Churrascos nas Finais do Master exatamente com era feito antes. Sáo eles: `Dodö`, Waldecir e Jair `Cascáo` (também da Comissáo de Ciclismo`).

 VETERANOS

Tradicionalmente, seus jogos ocorrem as 16:00h dos sábados. Equipe formada por atletas com mais de 35 anos, aonde a maioria deles, atuam juntos há mais de 30 anos, caso de Sandrini, Renato Cunha, Luiz Cláudio,  Luciano e Mané. E outros, que a muitos anos passaram a integrar esta equipe, caso de Nando, Dirceu, Moacyr e Fabinho. Apenas 4 jogadores estão abaixo dos 35 anos (Vandinho, Arnaldo, Josa e Tó).

Atrai um bom e cativo público assistente, em razão do excelente nível do nosso time. Sempre representando bem a cidade, é comum jogos contra ex-profissionais, com destaques aos recentes "JOGOS DA PAZ" contra São Paulos F.C e Seleção Brasil Master de Futebol. 

Comissão de CICLISMO, composta pelos amantes deste esporte Viviano e Cascão estamos envolvidos com a II Volta Ciclística do PFC.

O Piracaia F. C. conta ainda com os trabalhos voluntários de Paulo Forghieri (gramado), Marcelo Aränega (agrimensura), Clodo (obras civis), Dirceu Bozó (geral).

Comissão de Natal, contamos com quase 100 voluntários em 2012, com destaque a Regina Siqueira, Janete Paschoal, Joyce, e Jéssica Molon.

Em tempo: o inestimável apoio cultural do torcedor e Dep. Fed. Roberto Santiago a todos os eventos do Piracaia F. C.

Com tanta gente assim, o Centenário  só pode ser um sucesso.

O PFC agradece.

 
 
  Site Map